Praça Barão de Ayuruoca, 168 - casa 1 - Centro - Sapucaia/RJ * (24) 2271-1733 * secult_2@hotmail.com

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

FANFARRA - CEMP

Na manhã do dia 25 de outubro a fanfarra do CEMP fez a sua primeira apresentação oficial para os alunos da Educação Infantil ao 5º Ano de Escolaridade, professores, funcionários e pais presentes. 
Adquirida com recurso federal (PDE-Escola) a fanfarra do CEMP, sob o comando do professor Erik Brum dos Santos, vem agitando as manhãs de terça e quinta-feira em Vila do Pião com seus ensaios em frente ao ginásio poliesportivo e pala Rua Jovino Gonçalves Corguinha. 
Esse é mais um sonho da equipe diretiva, que com o apoio da Secretária de Educação Maria José Bonfim Gomes Pereira (Dorinha) está se tornando realidade e trazendo mais uma opção de atividade extracurricular para nossos alunos que no próximo ano abrilhantará o desfile cívico de nossa escola.





Professor Erik Brum dos Santos (camisa preta)
com seus alunos na primeira apresentação da fanfarra do CEMP.





Parabéns a todos!!!

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Projeto Semana do Trânsito - Creche M. I. Ferrez da Silva

 Parabéns a toda equipe! 
Estava tudo lindo!























Projeto Consciência Negra - CEMP

Justificativa: Há tempos percebemos um sentimento de exclusão racial cada vez maior entre as nossas crianças e jovens, sentimento esse estimulado pela televisão, músicas e todo o tipo de cultura pronta na qual os jovens de nossa atualidade estão imersos. 
Tudo isso tem gerado dois problemas em nossa comunidade: o primeiro um sentimento de marginalização e desvalorização por conta da cor da pele, o segundo um preconceito racial velado travestido de brincadeiras e piadas, tudo isso expõe a realidade de tensão racial camuflada por uma ideia de país multirracial e pluricultural que se reconhece como tal nas propagandas governamentais. Um caminho para lutarmos contra tais males é construir uma educação inclusiva como manda a lei, esse caminho que é uma obrigação dos professores, principalmente os de história, será ratificado no “Projeto África” que se propõe ser a culminância das diversas análises multidisciplinares sobre o tema abordadas ao longo do ano e tendo com ênfase a semana de 15/10 a 19/10 de 2012. 

Estratégia: Durante o ano letivo de 2012 foram expostos dentro de cada currículo assuntos referentes à África, neste projeto iremos resgatar um pouco disso para tanto iremos elaborar um material específico para cada disciplina, onde serão tratados durante a semana do projeto, isso servirá de motivação e incentivo para a discussão sobre o assunto. 
O motivo do tema a ser trabalhado por várias disciplinas é o de demostrar ao aluno a máxima importância da África e todas as suas influências culturais no que cada aluno vivencia no presente. Nesta semana de motivação foram exibidos filmes e documentários em todas as turmas, assim como uma palestra sobre presença do negro no Brasil. Na disciplina de história será estimulado ao máximo a discussão de temas como o racismo e sua origem, porque vivemos numa sociedade onde o preconceito é velado e principalmente quais são os caminhos para sermos de fato um país livre e multirracial. 
A culminância do Projeto foi no sábado letivo 20/10, onde houve uma grande festa na escola, expondo os trabalhos realizados durante a semana de motivação, foram apresentadas danças e ritmos africanos, além de ser servido comidas típicas africanas. 





Eron e Ilca Maria - Professores de História responsáveis pelo projeto