Com o objetivo de mostrar à comunidade escolar o trabalho de investigação e experimentação executado pelos alunos do 6º ao 9º Ano de Escolaridade do Ensino Fundamental, elaborados ao longo do ano letivo de 2012 pelos alunos com a orientação dos professores de ciências Wesley, Telma e Samuel foi realizada a V Feira de Ciências do CEMP.
As “Ciências”, segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, PCNs, (Brasil, 1998), são definidas como a “elaboração humana para uma compreensão do mundo”, contribuindo na compreensão e na relação do homem com a natureza. Segundo Chassot (1993), a Ciência é entendida como uma linguagem destinada a facilitar a forma como interpretamos o mundo.
Nesse sentido, o ensino de Ciências, ao contribuir na promoção da alfabetização científica, possibilita o desenvolvimento de posturas e valores que, segundo os PCNs (Brasil, 1998), permeiam peculiaridades da relação homem/natureza, contribuindo para o desenvolvimento da conscientização social e planetária. Segundo, Guimarães (2009) o ensino de ciências deve propiciar aos alunos situações de aprendizagem em que eles poderão construir conhecimentos sobre diferentes fenômenos naturais e potencializar a capacidade dos alunos de formular hipóteses, experimentar e raciocinar sobre fatos, conceitos e procedimentos que são característicos dessa área. Carvalho (2003), enfatiza que a aprendizagem de procedimentos e atitudes dentro do processo ensino aprendizagem se torna tão importante quanto a aprendizagem de conceitos e/ou conteúdos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.